Klein Content

Como desenvolver um treinamento de vendas que gera resultados

treinamento de vendas

Como já dissemos outras vezes em alguns dos nossos posts, tentar vender empurrando produtos ou serviços não funciona mais. As pessoas têm uma infinidade de ferramentas, muitas gratuitas, e informações à disposição para analisar e escolher uma aquisição. Além disso, muitos compradores não enxergam apenas opções e preços, e sim o que as soluções podem proporcionar.

Por esses motivos e tantos outros, ter vendedores bem treinados é um diferencial cada vez mais importante. Com um bom treinamento de vendas, até o profissional sem tantas virtudes comunicacionais pode se tornar um vendedor assertivo, que gera resultados e funciona dentro da estratégia. E esse é o bom vendedor.

Aquela figura que fala muito e é um grande “enrolador” era visto como vendedor profissional há décadas.  Mas ele não atende à competitividade atual. Hoje, as necessidades do mercado e o comportamento do público são outros.

Agora, entenda o que é necessário para ter uma equipe de vendas positiva para a empresa e seus clientes.

Faça um diagnóstico da área de vendas

Esse primeiro passo é necessário para saber quais são os problemas do negócio e quais pontos, mesmo não sendo negativos, podem ser melhorados. E ainda que o cenário seja grave e o gestor pense “está tudo errado”, o diagnóstico é preciso para pontuar cada problema.

Então, se pode desenvolver um treinamento certeiro e também estabelecer os objetivos de sua implantação. Além disso, é possível identificar se há necessidade de substituir ferramentas ou pessoas, além de modificar processos.

Tal avaliação também é importante para que o gestor saiba qual agente externo deve buscar para qualificar ainda mais o planejamento. Pode ser uma consultoria, um palestrante com expertise no assunto ou um profissional reconhecido na área. Ainda que não seja obrigatório, contar com algum desses agentes é sempre positivo.

Segmente o treinamento de vendas

O próprio processo de vendas é dividido em partes. Portanto, o treino dos vendedores também deve ser.

Cada etapa da atuação, desde conhecimento de produto até fechamento e pós-venda, tem de ser trabalhada individualmente e em ordem. Do contrário, um gargalo pode ser deixado lá início — e irá afetar o trabalho mais na frente, freando resultados.

A segmentação auxilia os vendedores na assimilação das necessidades de cada estágio do trabalho e de como uma etapa influencia na outra. Dessa forma, também é mais fácil treinar os profissionais em relação ao uso de cada ferramenta e ao emprego das técnicas de vendas.

Envolva o departamento de marketing no treinamento

Outra realidade que mudou, junto com o mercado e o comportamento dos compradores, é a relação entre marketing e vendas.

Já faz muitos anos que as duas áreas andam juntas, dividindo dados e percepções das estratégias de vendas e de marketing. E esse compartilhamento tem grande potencial para gerar respostas para ambas as áreas e promover melhorias nelas.

Por exemplo, vendedores que se deparam com muitas objeções e não conseguem contorná-las precisam ser treinados para superá-las. Mas também é importante que os profissionais de marketing saibam quais elas são e como os profissionais de vendas agem.

No final, a solução para esse problema pode estar no processo comercial e também na mudança do conteúdo gerado, ou na criação dele, para que possíveis clientes cheguem à empresa mais educados em relação ao mercado dela.

Quanto à abordagem praticada nas oportunidades, caso seja esse o problema, o setor de marketing pode auxiliar na instrução. De acordo com o histórico dos contatos em relação às ações de marketing, os profissionais dessa área podem ajudar os vendedores a se posicionarem de forma personalizada.

Troque feedbacks com os vendedores

Enquanto os profissionais são treinados também são observados. E compartilhar as constatações dessas avaliações com eles ajuda em muito no progresso.

Por exemplo, pode-se chegar à conclusão de que um vendedor demonstra segurança e motivação, mas não consegue comunicar os benefícios do que vende. Ou ele pode ter dificuldade de saber quando não falar e apenas explorar as necessidades do cliente. Então, precisa ser comunicado de seu desempenho e de seus pontos fracos para que procure trabalhá-los.

No que se refere às percepções dos vendedores, experientes no contato diário e direto com clientes e vendas, podem auxiliar no desenvolvimento de novos procedimentos. Algo que é visto na teoria pode receber adição de boas ideias quando é observado por quem lida com a realidade específica da empresa.

Essa linha de comunicação e de compartilhamento deve ser mantida também após o fim do treinamento de vendas.

Treine e teste os vendedores em ação

Depois de rever etapas, dar e receber feedbakcs, analisar ferramentas e explorar ao máximo ensinamentos e teoria, é o momento de ver tudo isso funcionando.

As simulações são práticas comuns dos treinamentos — muito úteis para identificar correções necessárias e avaliar o desempenho de profissionais. Aliás, atualmente há softwares que simulam situações de vendas e que podem ser até melhores do que representações internas.

Entenda a importância do pós-treinamento

Da avaliação da área de vendas ao momento de ver os profissionais atuando podem ocorrer muitas mudanças no departamento. Por isso, há possibilidade de surgirem novos indicadores de sucesso e metas de vendas.

De qualquer forma, o que precisa acontecer obrigatoriamente é o acompanhamento do setor e da equipe constantemente em relação a processos e ações. Isso é necessário para constatar a efetividade do treino e das lições no trabalho diário.

O que pode e deve ser feito, por exemplo, são reuniões periódicas apenas para a discussão das operações do setor. E separadas daquelas que servem para análise de resultados e discussão de números.

A empresa também deve fornecer aos funcionários materiais e fontes de conteúdo para que consumam conhecimento sobre mercado e profissão continuamente. E ela tem de estimular as pessoas a os consumirem.

Além disso, estando ao alcance do negócio, desenvolver programas complementares com periodicidade tende a qualificar os profissionais cada vez mais. Pois o investimento adequado e recorrente gera retorno e ganhos recorrentes.

Sua empresa já promoveu algum treinamento de vendas e obteve resultados? Pretende promover? Deixe seu comentário ou compartilhe suas experiências conosco.

Como desenvolver um treinamento de vendas que gera resultados